.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Inverno exige manutenção redobrada no carro






A estação mais fria do ano já chegou! É hora de redobrar os cuidados com o veículo para garantir o funcionamento eficiente e seguro dos sistemas mecânico e elétrico.

Na parte elétrica, por exemplo, os mais exigidos no inverno são o alternador e motor de arranque, já que a partida do veículo se torna mais difícil, principalmente se o carro estiver abastecido com etanol.

Além disso, com as baixas temperaturas, borrachas e mangueiras do motor se tornam frágeis. Uma borracha ressecada pode se romper, comprometendo, assim, o funcionamento do motor.

Para verificar o estado dos componentes, o melhor a fazer é procurar os serviços especializados, de preferência, certificados pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) - organismo sem fins lucrativos credenciado junto ao INMETRO. No site da entidade (www.iqa.org.br) há uma lista de empresas certificadas.

AR-CONDICIONADO

Muita gente não sabe, mas, mesmo em dias frios, o sistema de ar-condicionado deve ser ligado periodicamente. Isso porque se o equipamento ficar um período prolongado sem uso, o gás pode perder sua eficiência. Além disso, peças como serpentina e condensador também correm o risco de quebrarem.

Outro "detalhe" que passa despercebido por algumas pessoas é com relação ao tanquinho de gasolina dos carros flex. Como nos dias quentes o reservatório para partida a frio não é usado, quando chega o inverno deve-se substituir o combustível que sobrou e fazer uma limpeza do tanquinho.

PÉ NA ESTRADA

Para quem vai viajar, é vital não se esquecer de checar os itens de segurança, como freios, direção, nível do óleo, filtros, suspensão, pneus (incluindo o estepe), macaco, faróis, lanternas e extintor. Este último deve estar sem o plástico para evitar autuação pela fiscalização. O reservatório de água do para-brisa também entra na lista, porque é muito utilizado em trechos com neblina e garoa.

Além destes cuidados, deve-se adquirir o hábito de realizar a manutenção preventiva no veículo, porque é uma garantia de segurança no trânsito, economia de combustível e com reparos emergenciais, além reduzir a emissão de gases poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário