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quarta-feira, 10 de abril de 2013

NOVO FIAT IDEA



Rodrigo Mora

“Gostei demais. O carro que eu já achava bonito ficou melhor ainda, com formas mais arredondadas, dando uma impressão de modernidade no carro”, conclui acertadamente o advogado Emerson Grace, proprietário de um Idea ELX 1.4 modelo 2008. A minivan da Fiat, indiscutivelmente, está melhor na linha 2011, trazendo além de novos motores um visual renovado, alinhado às tendências atuais de design – o que nem todos lançamentos conseguem.

Visual agradável. Quase sempre

A mudança mais radical está na frente, com faróis (de dupla parábola) que avançam mais verticalmente sobre o capô, para-choque redesenhado e uma grade que lembra a do Punto. A lateral tem novas maçanetas e a traseira está mais limpa. Na tampa, o bem-vindo friso cromado não deixa que ela seja um grande vazio, agora que a placa foi parar no para-choque. Este, aliás, ganhou um efeito que “alarga” o carro, amenizado o efeito visual causado pela sua altura. O Idea ainda não é a última palavra em estilo, mas há, de fato, boa dose de modernidade no desenho – graças, principalmente, ao novo conjunto ótico.

Mas equilíbrio e bom gosto desaparecem na versão Adventure. Se o modelo anterior já exagerava nos apetrechos “off road”, o carro atual passa dos limites do exagero visual. A começar pela frente, com uma cromada e estranha moldura na grade, que ainda traz a inscrição Adventure. O para-choque, assustadoramente grande, abriga quatro faróis de neblina, ao lado de quatro...vãos? Buracos? Na lateral, frisos quase do tamanho das portas, enquanto a traseira continua carregando o estepe. Modelos como as gamas Adventure, Stepway e Cross ganharam o apelido de “aventureiros urbanos”, alcunha que neste caso poderia ser trocada por “aventureiros lunares”. O modelo anterior respondia por 45% das vendas do Idea, mas agora esse percentual cai para 30%, estima a Fiat. Ainda bem.

Mudanças menos profundas no interior

“Internamente, não vi muitas diferenças, a não ser pelo estilo mais esportivo do volante e pelo quadro de instrumentos que também ficou bom”, ressalta Grace, numa observação mais uma vez correta. O interior do Idea realmente muda pouco, mas para a melhor. O volante tem boa pegada e transmite a sensação de estarmos num carro de categoria superior; o painel tem nova grafia, refinada e bem iluminada; e os bancos com novos revestimentos aparentam mais qualidade.


Mas alguns velhos (e maus) hábitos continuam por lá, como a presença de algumas (poucas, é verdade) rebarbas no acabamento e peças não muito alinhadas, como a tampa do airbag à frente do passageiro. Outros bons costumes, no entanto, também foram sabiamente preservados, como a maçaneta interna virada para cima, os espaçosos porta-objetos instalados no teto e os bancos largos e confortáveis. Destaque para a nova abertura elétrica do porta-malas, de grande conveniência.

E.torQ e Idea: casamento feliz

A primeira versão testada por Fast Driver foi a que, segundo a Fiat, responderá por 40% das vendas. A configuração Essence, disponível com motor E.torQ 1.6 16V agradou pelo equilíbrio. Os 115/117 foram mais que suficientes para garantir ao motorista da minivan segurança nas ultrapassagens e suavidade em velocidades superiores. O câmbio, que mantém a maciez de sempre, foi competente ao trabalhar o torque de 16,2/16,8 kgfm do carro – há razoável força em baixa, mas o ideal é mantê-lo entre 3.000 e 3.500 rpm para uma condução suave, mas pronta para arrancadas.

Depois foi a Adventure, com o câmbio Dualogic. Aqui, a transmissão automatizada mostrou que se dá melhor com o 1.8 16V do que com o 1.8 8V que equipava o Idea anterior, fornecido pela GM. Os trancos, típicos dos automatizados, estão cada vez mais suaves no Dualogic. “Houve uma evolução na calibração do Dualogic para receber o E.torQ. Adicionamos mais informações à central de gerenciamento”, nos explica o engenheiro Alexandre Xavier, da Fiat Powertrain Technologies.

Por fim, a Sporting, também dotada do bloco 1.8 16V. Essa, sem dúvida, é a versão mais divertida. Obviamente não encontramos nela a tocada do irmão Punto T-Jet, mas a dirigibilidade agrada até mesmo quem não tem minivans na lista de preferências. As respostas do motor são rápidas e seu ronco soa agradável. Destaque para os bancos, com um revestimento muito agradável e não encontrado nos rivais.

A Idea Sporting, que responderá por 10% das vendas, tem bons predicados para não “micar” como o antigo Meriva SS, também de pretensões esportivas. Embora seja absurdo querer dar esportividade a um carro familiar, a proposta aqui, obviamente, é apenas visual – e até simpática. “Queremos ampliar o público, atrair aqueles que precisem da praticidade de uma minivan, mas queiram um visual esportivo”, conta Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat. Em todos os modelos, o único fato que realmente incomodou foi o apoio do pé esquerdo, muito próximo do pedal da embreagem.

Quem precisa de uma minivan terá no Idea uma opção mais atraente e equipada que os rivais Meriva e Livina. “Resumindo, gostei muito do carro e certamente trocaria o meu por um novo”, conclui Grace. Considerando os benefícios da evolução estética e da chegada dos novos motores, é isso o que provavelmente farão os outros donos de Idea.

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